FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA ATUAREM NO CONTEXTO DAS DIFERENÇAS

Autores

  • Jean-Robert Poulin Universidade Federal do Ceará – UFC
  • Rita Vieira de Figueiredo Universidade Federal do Ceará – UFC

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação Inclusiva, Diferenças

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa consagrada a questão da formação inicial dos professores para a atuação em contexto da educação inclusiva. O estudo tem um carater internacional, se apoaindo sobre resultados de numerosas pesquisas cujo foco era a investigação de estratégias de formação de professores para atuarem no contexto da educação inclusiva. No procedimento metodologico foi estabelecido o criterio de escolha de estudos que abordassem a questão da formação inicial de professores em contexto de inclusão e ainda que dessem inciativos de estrategias de formação ou de programas de formação. Os resultados revelam que esta formação toma diferentes formas e pode variar consideravelmente de um meio de formação para outro. Essas diferenças se localizam em termos de conteúdo, abrangência ou ainda quanto a modalidade de gestão dessa formação. A análise da literatura indica que de modo geral a formação de professores parece exercer, pelo menos a curto prazo, uma influência positiva sobre as atitudes dos mesmos relativas ao acolhimento e ao acompanhamento dos alunos com deficiência na classe comum. Entretanto, esta mesma literatura fornece poucos indicadores quanto as modalidades mais eficientes de formação de professores na perspectiva de escola inclusiva. A partir dessa evidencia, se torna cada vez mais importante que sejam estabelecidos claramente os princípios fundamentais de uma formação de professores que traduza o verdadeiro espírito de uma educação voltada para as diferenças de todos os educandos. A última parte desse artigo propõe algumas orientações nesse sentido.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jean-Robert Poulin, Universidade Federal do Ceará – UFC

    PhD, Professor titular associado

    Université du Quebec à Chicoutimi

    Professor visitante

  • Rita Vieira de Figueiredo, Universidade Federal do Ceará – UFC

    PhD, Professora titular

Downloads

Publicado

2016-12-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA ATUAREM NO CONTEXTO DAS DIFERENÇAS. (2016). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 6(11). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/37

Artigos Semelhantes

11-20 de 533

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.