O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): QUEBRANDO OS MUROS ENTRE A UNIVERSIDADE E AS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE IPIAÚ- BA SITUADA NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DO MÉDIO RIO DE CONTAS.
Palavras-chave:
Palavras-chave: Pesquisa. Metodologias Ativas. Protagonismo. Cotidiano.Resumo
RESUMO
Este artigo tem a finalidade de mostrar como o Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) contribui para o rompimento dos “muros” existentes entre a universidade e as escolas públicas de Ipiaú- BA, bem como também apresentar o relato de experiência do discente do curso de licenciatura em Letras Vernáculas Abraão Lincoln Silva Santos no (PIBID). Esse programa está correlacionado com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus XXI). Visa também enfatizar a grande importância da perspectiva da pesquisa tendo como base os livros de Pedro Demo “Educar Pela Pesquisa” (1997), e de Marcos Bagno “Pesquisa na Escola. O que é? Como se faz?” (2005), e da inserção das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem do Colégio Municipal Professora Celestina Bittencourt do município de Ipiaú- BA. Neste relato de experiência constará os processos de fundamentação teórico metodológico na elaboração do plano de trabalho do bolsista que abordou o gênero textual notícia e seus gêneros periféricos tais como: manchete, charge, anúncio, voltado para o site de notícias da cidade de Ipiaú, “Giro em Ipiaú”, a fim de tornar a experiência de aprender contextualizada com o cotidiano do alunato, bem como o de mostrar as suas vivências na aplicação da atividade de intervenção na escola parceira.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.