CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO PIBID GEOETNOGRÁFICO PELA VIA DO AGIR COMUNICATIVO
Palavras-chave:
Agir comunicativo, Jurgen Habermas, Formação inicial, GeografiaResumo
O primeiro e o segundo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência não contemplam a construção da identidade docente. A formação inicial como meta do Pibid pode se revelar promissora mediante a tomada de consciência desta constatação, não somente, mas também se necessita a confluência de aportes teóricos e abordagens metodológicas coerentes. Neste sentido, objetiva-se demonstrar a construção da identidade docente nas experiências formativas no Subprojeto de Geografia do Campus Avançado de Pau dos Ferros, RN, a partir da consideração da teoria do agir comunicativo e da metodologia geoetnográfica. Este método se desenvolve em etapas que seguem da imaginação (O lá – o imaginado e o “O aqui lá” - falando dos de lá), passando pela vivência (“O chegar lá” - o primeiro olhar e “O estar lá” - o vivido, o sentido e o colhido) e finalizam com as análises e as contribuições (“O voltar de lá” - as experiências observadas e “O Eu aqui” - as contribuições, reflexões e a Geoetnografia). Esta proposta foi adaptada por nós para o espaço escolar. Desse modo, indica-se como resultados, que as reconstruções de imagens, percepções, saberes e autorrepresentações são constituídas mediante processos de reconstrução racionais durante o processo formativo. Além disso, verificou-se que as ações comunicativas de base intersubjetiva promotoras de entendimentos se revelaram propicias à construção da identidade docente dos pibidianos e das pibidianas. O método adotado, por sua vez, ao permitir conectar esta atitude performativa com o mundo da vida escolar, valorizou a dimensão do mundo subjetivo de cada aluno e aluna. Por fim, a identidade docente deve anteceder e seguir durante toda a formação inicial.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.