Concepções, Diagnóstico e Intervenção no Atendimento à Dificuldade de Aprendizagem na Leitura e Escrita em Dois Municípios
Palavras-chave:
Dificuldade de Aprendizagem, Leitura e escrita, Dislexia, Diagnóstico, IntervençãoResumo
A Dificuldade de Aprendizagem (DA) na leitura e escrita pode ser entendida como a dificuldade apresentada pelo indivíduo durante o complexo processo de aprender a ler e escrever, em decorrência de fatores neurológicos, cognitivos, afetivos ou pedagógicos. Diante do crescente número de queixas de alunos possuírem DA na leitura e escrita ou mesmo a dislexia, o objetivo da pesquisa foi realizar um levantamento sobre como tem sido realizado o atendimento à DA na leitura e escrita em escolas da rede pública em dois municípios. Quarenta e dois participantes (gestores e coordenadores de escolas municipais e profissionais de núcleos de atendimento) responderam questionários semiestruturados sobre suas concepções sobre DA na leitura e escrita, seu diagnóstico e a intervenção nesses casos. A análise de dados foi realizada com base na Análise de Conteúdo de Bardin. Comprovou-se que as concepções em torno DA na leitura e escrita são alvo de confusões teóricas. Observou-se a ausência de uma equipe interdisciplinar no diagnóstico e tratamento da DA, bem como uma relação ainda distante entre família e escola. Pesquisas futuras são sugeridas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.