A PEDAGOGIA REDUTORA DE DANOS NAS ABORDAGENS SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA ESCOLA
APORTES TEÓRICOS PARA A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Palavras-chave:
Drogas, Redução de Danos, Orientação educacionalResumo
O uso de drogas na juventude é uma prática comum no Brasil e em outros países, sobretudo o álcool, psicoativo mais utilizado entre adolescentes em fase escolar, como revelam pesquisas brasileiras. Diante desse cenário, o manuscrito em questão resultou de uma pesquisa bibliográfica que avaliou alguns trabalhos publicados nos anais do Congresso Internacional da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas, realizado no ano de 2019. Tais materiais serviram de subsídios para a constituição de um referencial teórico que debatesse a Redução de Danos como enfoque preventivo-educativo à luz da literatura sobre Orientação Educacional. Nesse alinhamento, o artigo seguiu três propósitos: (1) descrever um breve panorama do consumo do álcool e ouras drogas, tendo em face o alastramento histórico das práticas educativas proibicionistas; (2) oferecer aportes teóricos acerca da pedagogia redutora de danos na abordagem sobre o álcool e outras drogas na escola e (3) discutir o potencial da Orientação Educacional nas praticavas preventivas centrada da Redução de Danos. Nessa conjuntura, o constructo defende as práticas redutoras de danos como mais sensíveis e acolhedoras na ótica reflexiva e protetiva da Orientação educacional, não apenas para os estudantes, mas caminhando para uma Orientação educacional holística e que se preocupe com as dimensões preventivo-educativas que assegurem a qualidade de vida da comunidade escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.