DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

CONCEPÇÕES DAS FORMADORAS LOCAIS DO PNAIC/UNIPAMPA

Autores

  • Patrícia dos Santos Moura Unipampa/Docente
  • Zoraia Aguiar Bittencout UFFS/Docente
  • Isadora Cabreira da Silva Universidade Federal de Pelotas/Pós-Graduanda
  • Gabrielle Coelho dos Santos Prefeitura Municipal de Pelotas/Docente

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Palavras-chave:

Formação Continuada, Educação Infantil, Docência, PNAIC

Resumo

O artigo trata da análise das concepções sobre docência manifestadas pelas professoras formadoras locais que atuaram no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) da Universidade do Pampa (UNIPAMPA) no eixo Pré-escola no período 2017-2018. A metodologia é a qualitativa e consiste em uma descrição e uma análise dos registros escritos produzidos durante a formação continuada pelas formadoras locais acerca da docência, procurando estabelecer relações com os estudos produzidos teoricamente na área. Para contextualizar a etapa da Educação Básica na qual se insere esta investigação, são delineados os caminhos normativos e orientadores da Educação Infantil no Brasil e, também, contextualiza-se a formação continuada promovida pela UNIPAMPA. As análises permitiram perceber o caráter reflexivo da formação do PNAIC/UNIPAMPA acerca de questões como a transição entre Educação Infantil e Ensino Fundamental; a importância do(s) olhar(es) para a diversidade; a relação docente-aluno e escola-família; e as implicações para o trabalho docente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Patrícia dos Santos Moura, Unipampa/Docente

    Doutora em Educação

    Universidade do Pampa (UNIPAMPA)

  • Zoraia Aguiar Bittencout, UFFS/Docente

    Doutora em Educação

    Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

  • Isadora Cabreira da Silva, Universidade Federal de Pelotas/Pós-Graduanda

    Doutoranda em Educação

    Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

  • Gabrielle Coelho dos Santos , Prefeitura Municipal de Pelotas/Docente

    Mestre em Educação

    Prefeitura Municipal de Pelotas

Publicado

2024-11-19

Como Citar

DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES DAS FORMADORAS LOCAIS DO PNAIC/UNIPAMPA. (2024). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(34), 01-27. https://doi.org/10.5281/

Artigos Similares

11-20 de 477

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.