APRESENTANDO UM MÉTODO ALTERNATIVO PARA A EXIBIÇÃO DE IMAGENS ILUSTRATIVAS EM SALA DE AULA

Autores

  • Joyce Milena Barbosa Teixeira
  • Dafne Paulina de Souza Alves
  • Elizabete Karlla Mota Rios Santos
  • Tamiris da Silva Oliveira
  • Carlos Henrique Silva Melo
  • Jane Eyre Gabriel

Palavras-chave:

Material didático, Ensino de Biologia, Assimilação de conhecimentos

Resumo

O presente artigo teve como objetivo apresentar uma estratégia metodológica acessível e de fácil manuseio, visando construção de um aparato didático para a exibição de imagens ilustrativas em sala de aula por meio uma abordagem criativa e dinâmica. Confeccionado a partir de materiais recicláveis, o presente modelo didático simula um monóculo a ser empregado para a apresentação de representações esquemáticas em distintos temas biológicos. Esse aparato, quando apresentado a um grupo de vinte estudantes universitários, obteve excelente aceitação destes, demonstrando o potencial do presente material didático em despertar o interesse e a curiosidade, além de proporcionar um método lúdico e criativo como instrumento facilitador para a produção e assimilação de conhecimentos. A excelente receptividade pelos graduandos, aliado ao seu baixo custo e às facilidades na construção, reforça a necessidade de adequação de instrumentos pedagógicos dinâmicos e interativos dessa natureza em atividades educativas. Futuramente, tal material didático poderá vir a se tornar uma alternativa viável a ser adotada rotineiramente por docentes em sua prática pedagógica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2013-12-23

Edição

Secção

Artigos

Como Citar

APRESENTANDO UM MÉTODO ALTERNATIVO PARA A EXIBIÇÃO DE IMAGENS ILUSTRATIVAS EM SALA DE AULA. (2013). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 3(4). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/314

Artigos Similares

31-40 de 502

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)