INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM MOBILIDADE REDUZIDA NA REDE EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE PAULO AFONSO – BA
Palavras-chave:
Acessibilidade, Educação, Políticas Públicas, NecessidadeResumo
Acessibilidade é a condição para utilização dos espaços públicos ou privados com segurança e autonomia. Nesse sentido, a verificação deste direito assistido aos estudantes com mobilidade reduzida torna-se necessária, pois ambientes físicos escolares como todo o corpo docente precisam estar preparados para atender aos discentes com tais limitações. Objetivou-se com este estudo investigar e identificar a acessibilidade de estudantes com mobilidade reduzida na rede educacional do município de Paulo Afonso – BA. Foram realizadas pesquisas descritivas - exploratórias por meio de aplicações de questionários semiestruturados aos gestores ou responsáveis pelas 16 escolas e/ou colégios de maior porte do município de Paulo Afonso-BA. Além disso, realizou-se observação sistemática do espaço físico escolar para uma melhor interpretação dos resultados. Constatou-se que, de modo geral, os investimentos nas infraestruturas físicas internas e externas das escolas são relativamente baixos. Por outro lado, existe à formação e incentivo de programas fomentando a Educação Especial. Conclui-se que, a rede educacional do município de Paulo Afonso-BA necessita do fomento a políticas públicas educacionais especiais, fiscalização nos âmbitos escolares e valorização da diversidade de pessoal, em especial, aos que apresentam mobilidade reduzida.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.