COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO MÉDICA:

ALGUMAS REFLEXÕES

Autores

  • Hebert Luan Pereira Campos dos Santos Universidade Federal da Bahia
  • Fernanda Beatriz Melo Maciel Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Currículo médico, Comunicação em saúde, Educação médica, Currículo em comunicação em saúde

Resumo

Neste ensaio, propomo-nos a refletir acerca dos seguintes questionamentos: como se estruturam os currículos médicos na abordagem da comunicação? como possibilitar que o profissional assuma uma postura empática e estabeleça uma comunicação dialógica se, durante a graduação, pouco se estimula a escuta ativa? Ou ainda, é possível formar o médico para o exercício de uma comunicação menos paternalista e com práticas de saúde mais dialógicas? Para esta reflexão foi realizada uma análise bibliográfica focada no eixo comunicação e formação médica. Sendo assim pretendemos, com este artigo, contribuir para a  compreensão, reflexão e análise da formação médica e a interface necessária com o campo da comunicação por intermédio de dois eixos, o primeiro abrangendo a comunicação no currículo médico e o segundo, por sua vez, a prática paternalista e a prática médica compartilhada.

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Biografia do Autor

  • Hebert Luan Pereira Campos dos Santos, Universidade Federal da Bahia

    Bacharel em Saúde pela Universidade Federal da Bahia (2018). Atualmente, graduando em Medicina pelo Instituto Multidisciplinar em Saúde(IMS)/UFBA e bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade). Compõe a equipe de pesquisadores do estudo Integração de ações de vigilância, prevenção e controle de Doenças Tropicais Negligenciadas: perspectivas epidemiológicas e operacionais para Hanseníase e Doença de Chagas no SUS no sudoeste do Estado da Bahia. Membro do grupo de pesquisa Programa Integrado em Epidemiologia e Avaliação de Impactos na Saúde das Populações do Instituto de Saúde Coletiva(ISC)/UFBA. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Síndrome Congênita do Zika Vírus e suas alterações neurológicas, Atenção Primária à Saúde, Formação de Pessoal em Saúde, Hanseníase, Doença de Chagas, Sífilis e outras doenças negligenciadas.

  • Fernanda Beatriz Melo Maciel, Universidade Federal da Bahia

    Atualmente graduanda em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campus Anísio Teixeira. Bacharela em Saúde - UFBA, foi monitora do projeto de extensão HIV/AIDS: Educar para desmitificar, atuando principalmente nos seguintes temas: hiv/aids, conhecimento entre universitários, extensão universitária, saúde infantil e práticas de prevenção e participa da iniciação científica como voluntária no projeto de Integração de Ações de Vigilância, Prevenção e Controle de Doenças Trospicais Negligenciadas: Perspectivas Epidemiológicas e Operacionais para Hanseníase e Doença de Chagas no SUS no Sudoeste do Estado da Bahia.

     

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Publicado

2020-05-07

Edição

Seção

Dossiê Temático: Ensino da Comunicação em Saúde

Como Citar

COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO MÉDICA:: ALGUMAS REFLEXÕES. (2020). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(21), 201-218. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1055

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