AS DIVERSAS FACES DA VIOLÊNCIA NO NAMORO
UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE DISCENTES DE ENFERMAGEM COM ADOLESCENTES ESCOLARES
Palavras-chave:
ADOLESCENTE, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ASSISTÊNCIA INTEGRAL A SAÚDE, ENFERMAGEM EM SAÚDE COMUNITÁRIAResumo
A violência afetiva é uma problemática presente no cotidiano de adolescentes e jovens, sendo fundamental a promoção de espaços de debates que possam favorecer o conhecimento e a conscientização sobre os mecanismos de enfrentamento e proteção. Este trabalho objetivou descrever as experiências vivenciadas por acadêmicos de enfermagem, em atividades de extensão, com adolescentes em escolas públicas, sobre violência no namoro e suas formas de prevenção e enfrentamento. A metodologia se deu por meio de oficinas de dinâmicas em grupo, atividades teatrais e observação participante. Desenvolveram-se sete oficinas, nas quais foi trabalhado o tema violência nas relações de namoro na adolescência, sendo abordada a violência física, psicológica, sexual, moral e de gênero. Observou-se uma postura crítica por parte dos adolescentes, sendo que a maioria das indagações levantadas estavam diretamente associadas ao conceito de violência afetiva e seus tipos, bem como a quem solicitou ajuda diante da ocorrência de abusos nas relações. A dinâmica do corredor do cuidado propiciou um momento de acolhimento, tendo grande receptividade por parte dos estudantes e possibilitando uma ampla discussão sobre o tema em questão. Falar de prevenção e das formas de enfrentamento da violência nas relações de namoro se mostrou importante para os adolescentes envolvidos, por se tratar de uma problemática muito presente na sociedade, e relevante também para o crescimento acadêmico dos discentes extensionistas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.