JOGOS PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO
UMA REVISÃO SISTÊMICA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13623253Palavras-chave:
Jogo, Ensino Fundamental, MatemáticaResumo
Neste artigo temos como objetivo expor uma revisão sistêmica cujo conteúdo derivam de pesquisas produzidas entre os anos de 2011 a 2021 que abordaram o jogo e o ensino de matemática nos primeiros anos de escolarização. Essa revisão é parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado, que teve como objeto de investigação os jogos como possibilidade didática para o ensino de conceitos matemáticos. Fundamentados na Teoria Histórico-Cultural, realizamos uma pesquisa biográfica de caráter sistêmico, indagando às pesquisas sobre como o jogo pode ser um recurso que auxilia a aprendizagem de conceitos matemáticos. Como resultados, constatamos que os pesquisadores reconhecem o jogo como instrumento que possibilita a aprendizagem e o desenvolvimento, porém os professores participantes das pesquisas possuem dificuldades para realizar intervenções com esses recursos didáticos, evidenciamos também, que em certas situações de ensino o emprego de jogos é apenas com o caráter de passatempo ou reforço do conteúdo que foi trabalhado, e não para trazer ou ensinar um conceito de qualidade nova.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.