CORPOREIDADE NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIROS (2013-2023)23)

Autores

  • Ricardo Weller Piloto Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Palavras-chave:

corporeidade, Fenomenologia, Merleau-Ponty, pós-graduação em educação.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de mapear a produção acadêmica em programas de pós-graduação stricto sensu em educação, no Brasil, sobre o tema corporeidade, no período compreendido entre 2013 e 2023. Desenvolvemos o tema corporeidade a partir da Fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty. Inicialmente, realizamos um levantamento dos programas de pós-graduação da área. Em seguida, identificamos as dissertações e teses sobre o tema corporeidade no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, nas diferentes regiões do país. Detectamos 137 mestrados e 101 doutorados acadêmicos e 56 mestrados e 14 doutorados profissionais. Nestes programas, foram produzidas 129 dissertações de mestrados acadêmicos, 19 dissertações de mestrados profissionais e 46 teses relacionadas à corporeidade. Concluímos que o tema da corporeidade ainda é pouco explorado em programas de pós-graduação em educação, sendo, ainda, concentrado em poucas Instituições de Ensino Superior, demonstrando, assim, a necessidade do aumento do número de pesquisas voltadas ao tema.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ricardo Weller Piloto, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Mestre e Doutorando em Educação (PPGE/UFTM), licenciado em Educação Física, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento (NUCORPO/UFTM) e Professor de Educação Básica do Município de Uberaba-MG.

Downloads

Publicado

2025-01-19

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

Como Citar

CORPOREIDADE NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIROS (2013-2023)23). (2025). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(35), D27 01-24. https://doi.org/10.5281/

Artigos Semelhantes

1-10 de 524

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.