CORPOREIDADE NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIROS (2013-2023)23)
DOI :
https://doi.org/10.5281/zenodo.14690907Mots-clés :
corporeidade, Fenomenologia, Merleau-Ponty, pós-graduação em educação.Résumé
Este artigo tem o objetivo de mapear a produção acadêmica em programas de pós-graduação stricto sensu em educação, no Brasil, sobre o tema corporeidade, no período compreendido entre 2013 e 2023. Desenvolvemos o tema corporeidade a partir da Fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty. Inicialmente, realizamos um levantamento dos programas de pós-graduação da área. Em seguida, identificamos as dissertações e teses sobre o tema corporeidade no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, nas diferentes regiões do país. Detectamos 137 mestrados e 101 doutorados acadêmicos e 56 mestrados e 14 doutorados profissionais. Nestes programas, foram produzidas 129 dissertações de mestrados acadêmicos, 19 dissertações de mestrados profissionais e 46 teses relacionadas à corporeidade. Concluímos que o tema da corporeidade ainda é pouco explorado em programas de pós-graduação em educação, sendo, ainda, concentrado em poucas Instituições de Ensino Superior, demonstrando, assim, a necessidade do aumento do número de pesquisas voltadas ao tema.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

