CORPOREIDADE NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIROS (2013-2023)23)
DOI:
https://doi.org/10.5281/Palabras clave:
corporeidade, Fenomenologia, Merleau-Ponty, pós-graduação em educação.Resumen
Este artigo tem o objetivo de mapear a produção acadêmica em programas de pós-graduação stricto sensu em educação, no Brasil, sobre o tema corporeidade, no período compreendido entre 2013 e 2023. Desenvolvemos o tema corporeidade a partir da Fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty. Inicialmente, realizamos um levantamento dos programas de pós-graduação da área. Em seguida, identificamos as dissertações e teses sobre o tema corporeidade no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, nas diferentes regiões do país. Detectamos 137 mestrados e 101 doutorados acadêmicos e 56 mestrados e 14 doutorados profissionais. Nestes programas, foram produzidas 129 dissertações de mestrados acadêmicos, 19 dissertações de mestrados profissionais e 46 teses relacionadas à corporeidade. Concluímos que o tema da corporeidade ainda é pouco explorado em programas de pós-graduação em educação, sendo, ainda, concentrado em poucas Instituições de Ensino Superior, demonstrando, assim, a necessidade do aumento do número de pesquisas voltadas ao tema.
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