DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARENTAIS

UM CAMINHO PARA A PARA PROTEÇÃO E SEGURANÇA ÀS CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS EM PERNAMBUCO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Palavras-chave:

Primeira Infância, Programa primeira infância no SUA / Criança Feliz, Parentalidade positiva, Visitador, Formação

Resumo

O Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz (Decreto nº 8.869/2016) tem como objetivo promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos por meio de práticas parentais positivas, visitas domiciliares e ações intersetoriais. Este estudo, de abordagem qualitativa e exploratória, utilizou a Análise Textual Discursiva (ATD) para examinar questionários aplicados. Os resultados apontaram a relevância da formação continuada, especialmente nos métodos do Guia de Visita Domiciliar (GVD) e cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC) para a eficácia das visitas. A pesquisa identificou desafios, como a carência de formação adequada no CDC, a necessidade de maior integração intersetorial e a importância de adaptar as intervenções às particularidades de cada família. Destacou-se a percepção positiva dos visitadores em relação à formação, principalmente sobre parentalidade positiva, vínculo afetivo e desenvolvimento infantil. Contudo, foram relatadas fragilidades, como a falta de apoio dos supervisores e recursos escassos. Conclui-se que o programa é promissor para o fortalecimento das habilidades parentais, mas necessita de melhorias na formação, integração e adequação local.

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Biografia do Autor

  • Bernardeth de Lourdes Gondim Coelho, UFRPE

    Mestre em Educação, Cultura e Identidades pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, graduada em Serviço Social pela Fundação Universidade Regional do Nordeste.Possui duas especializações lato sensu: 1- intitulada "Onde Estava a Mulher no Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Itaparica?, e 2- "Direito à Convivência Familiar e Comunitária para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua nas Unidades de Acolhimento do IASC". Exerceu os cargos de Coordenadora de Assistência Social do Cabo de Santo Agostinho e de Gerente da Proteção Social Especial nos municípios do Recife e Camaragibe. Foi Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Camaragibe, Conselheira do CEDCA/PE, e Gerente de Projetos Especiais e de Políticas para a Criança da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude. Atuou como Secretária Executiva de Assistência Social, articuladora do Selo Unicef e Conselheira do Conselho Municipal de Assistência Social, de Caruaru.No Estado de Pernambuco, desempenhou o papel de Gerente da Proteção Social Básica e coordenou o Programa Primeira Infância no SUAS. Foi membro da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Assistência Social e do Comitê Estadual de Políticas Públicas para a Primeira Infância. Integra o Grupo de Trabalho Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária.

  • Pompéia Villachan Lyra, UFRPE

    Psicóloga Clínica e Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1999), com Mestrado e Doutorado em Psicologia Cognitiva pela UFPE (2002, 2007 respectivamente). Fez estágio de doutorado sandwich na Universidade de Utah (USA), na área de Psicologia do Desenvolvimento. Neuropsicóloga clínica. Pós-doutora em Psicologia pela Universidade de Lisboa. Professora Associada IV do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Brasil. Professora do PPG em Educação, Culturas e Identidades (UFRPE/FUNDAJ). Coordenadora do NINAPI (Núcleo de Investigação em Neuropsicologia, Afetividade, Aprendizagem e Primeira Infância). Consultora do UNICEF no projeto "Redes de Inclusão", com bebês e famílias com microcefalia e a Síndrome Congênita do Vírus da Zika; consultora da Prefeitura da Cidade do Recife para formação da rede de profissionais de Educação que atuam na primeiríssima infância, no ano de 2019. Responsável no Brasil pela tradução e adaptação cultural de todo o conteúdo da Afinidata, no projeto Adaptação cultural do tutor virtual Afinidata para cuidadores brasileiros em contextos de vulnerabilidade, em uma parceria com a Professora Dana Charles McCoy da Harvard Graduate School of Education. Tem experiência e atua nas áreas de Psicologia, Neuropsicologia e Educação, com ênfase em: primeira infância; desenvolvimento socioafetivo, teoria da mente e Teoria do Apego. Membro do GT de Neuropsicologia da ANPEPL e da Rede Pikler Brasil. Autora e/ou organizadora de livros na área de Psicologia do Desenvolvimento e Educação. 

  • Emmanuelle Christine Chaves

    Mestrado e doutorado em Psicologia Cognitiva pela UFPE. Professora Adjunta da área de Psicologia do Departamento de Educação da UFRPE. Professora da Pós-graduação em Educação, Culturas e identidades (UFRPE/FUNDAJ). Coordenadora adjunta e pesquisadora do NINAPI (Núcleo de Investigação em Neuropsicologia, Afetividade, Aprendizagem e Primeira Infância). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento, atuando, principalmente, nos seguintes temas: primeira infância, abordagens psicogenéticas e sistêmicas sobre o desenvolvimento infantil, desenvolvimento atípico, TEA, educação inclusiva, educação infantil. Possui experiência em Psicologia Escolar, atuando em diferentes níveis de ensino (Educação Infantil, 9o ano do Ensino Fundamental e 1o ano do Ensino Médio). Na interlocução com a Educação, vem atuando como consultora em Desenvolvimento e Educação na primeira infância, investindo, por exemplo, na formação de profissionais da Educação Infantil. Membro da Rede Pikler Brasil. 

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Publicado

2025-05-18

Como Citar

GONDIM COELHO, Bernardeth de Lourdes; VILLACHAN LYRA, Pompéia; CHAVES, Emmanuelle Christine. DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARENTAIS: UM CAMINHO PARA A PARA PROTEÇÃO E SEGURANÇA ÀS CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS EM PERNAMBUCO. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 15, n. 35, p. A6 01–28, 2025. DOI: 10.5281/. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/3068. Acesso em: 4 jun. 2025.

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