DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARENTAIS
UM CAMINHO PARA A PARA PROTEÇÃO E SEGURANÇA ÀS CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS EM PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.5281/Palavras-chave:
Primeira Infância, Programa primeira infância no SUA / Criança Feliz, Parentalidade positiva, Visitador, FormaçãoResumo
O Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz (Decreto nº 8.869/2016) tem como objetivo promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos por meio de práticas parentais positivas, visitas domiciliares e ações intersetoriais. Este estudo, de abordagem qualitativa e exploratória, utilizou a Análise Textual Discursiva (ATD) para examinar questionários aplicados. Os resultados apontaram a relevância da formação continuada, especialmente nos métodos do Guia de Visita Domiciliar (GVD) e cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC) para a eficácia das visitas. A pesquisa identificou desafios, como a carência de formação adequada no CDC, a necessidade de maior integração intersetorial e a importância de adaptar as intervenções às particularidades de cada família. Destacou-se a percepção positiva dos visitadores em relação à formação, principalmente sobre parentalidade positiva, vínculo afetivo e desenvolvimento infantil. Contudo, foram relatadas fragilidades, como a falta de apoio dos supervisores e recursos escassos. Conclui-se que o programa é promissor para o fortalecimento das habilidades parentais, mas necessita de melhorias na formação, integração e adequação local.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.