ARTE-EDUCAÇÃO DECOLONIAL E MUSEU
EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS COM O POVO PITAGUARY
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14691137Palavras-chave:
Decolonialidade, Formação Estética e Museu, TICsResumo
O presente trabalho busca relatar as experiências educativas decoloniais no ambiente virtual, experiência vivida durante a pandemia de covid-19. Como as mediações de forma virtual podem contribuir para o desenvolvimento no aspecto cultural de crianças e adolescentes da comunidade do povo Pitaguary a partir das obras do MAUC-UFC? A pesquisa é resultado de uma parceria entre a escola indígena Ita-ara do povo Pitaguary e o Museu de Arte da UFC. Como objetivo central do trabalho buscou-se relatar e analisar as atividades com os estudantes no acesso às obras dos artistas de origem indígena, como Chico da Silva, Aldemir Martins e afro-brasileira, como Antônio Bandeira, de forma on-line. A metodologia da pesquisa foi de cunho qualitativo e do tipo pesquisa participante. Como resultados, ressaltamos a importância da mediação cultural em uma perspectiva decolonial e como a educação estética numa perspectiva decolonial mediada pela tecnologia educacional podem construir práticas educativas transformadoras e potentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

