ARTE-EDUCAÇÃO DECOLONIAL E MUSEU

EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS COM O POVO PITAGUARY

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5281/zenodo.14691137

Mots-clés :

Decolonialidade, Formação Estética e Museu, TICs

Résumé

O presente trabalho busca relatar as experiências educativas decoloniais no ambiente virtual, experiência vivida durante a pandemia de covid-19. Como as mediações de forma virtual podem contribuir para o desenvolvimento no aspecto cultural de crianças e adolescentes da comunidade do povo Pitaguary a partir das obras do MAUC-UFC? A pesquisa é resultado de uma parceria entre a escola indígena Ita-ara do povo Pitaguary e o Museu de Arte da UFC. Como objetivo central do trabalho buscou-se relatar e analisar as atividades com os estudantes no acesso às obras dos artistas de origem indígena, como Chico da Silva, Aldemir Martins e afro-brasileira, como Antônio Bandeira, de forma on-line. A metodologia da pesquisa foi de cunho qualitativo e do tipo pesquisa participante. Como resultados, ressaltamos a importância da mediação cultural em uma perspectiva decolonial e como a educação estética numa perspectiva decolonial mediada pela tecnologia educacional podem construir práticas educativas transformadoras e potentes.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • Vinicius Santos Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

    Graduado em Pedagogia

    Universidade Federal do Ceará

  • Alexandre Santiago da Costa, Universidade Federal do Ceará

    Doutor em Educação Brasileira

    Universidade Federal do Ceará

Téléchargements

Publié

2025-01-19

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

Comment citer

SANTOS RIBEIRO, Vinicius; DA COSTA, Alexandre Santiago. ARTE-EDUCAÇÃO DECOLONIAL E MUSEU: EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS COM O POVO PITAGUARY. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 14, n. 35, p. D30 01–24, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.14691137. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/3126. Acesso em: 13 juill. 2025.

Articles similaires

1-10 de 279

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.