ARTE-EDUCAÇÃO DECOLONIAL E MUSEU

EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS COM O POVO PITAGUARY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Palavras-chave:

Decolonialidade, Formação Estética e Museu, TICs

Resumo

O presente trabalho busca relatar as experiências educativas decoloniais no ambiente virtual, experiência vivida durante a pandemia de covid-19. Como as mediações de forma virtual podem contribuir para o desenvolvimento no aspecto cultural de crianças e adolescentes da comunidade do povo Pitaguary a partir das obras do MAUC-UFC? A pesquisa é resultado de uma parceria entre a escola indígena Ita-ara do povo Pitaguary e o Museu de Arte da UFC. Como objetivo central do trabalho buscou-se relatar e analisar as atividades com os estudantes no acesso às obras dos artistas de origem indígena, como Chico da Silva, Aldemir Martins e afro-brasileira, como Antônio Bandeira, de forma on-line. A metodologia da pesquisa foi de cunho qualitativo e do tipo pesquisa participante. Como resultados, ressaltamos a importância da mediação cultural em uma perspectiva decolonial e como a educação estética numa perspectiva decolonial mediada pela tecnologia educacional podem construir práticas educativas transformadoras e potentes.

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Biografia do Autor

  • Vinicius Santos Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

    Graduado em Pedagogia

    Universidade Federal do Ceará

  • Alexandre Santiago da Costa, Universidade Federal do Ceará

    Doutor em Educação Brasileira

    Universidade Federal do Ceará

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Publicado

2025-01-19

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

Como Citar

ARTE-EDUCAÇÃO DECOLONIAL E MUSEU: EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS COM O POVO PITAGUARY. (2025). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(35), D30 01-24. https://doi.org/10.5281/

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