METODOLOGIAS ATIVAS E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL CRÍTICA
IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14653759Palavras-chave:
Diversidade e diferença, Educação intercultural, Metodologias ativasResumo
Este artigo é o recorte de uma pesquisa em fase inicial intitulada “Educação Intercultural Crítica e Metodologias Ativas na formação docente”. Tenciona analisar as contribuições destas Metodologias para o trabalho docente com a diversidade e diferença na Educação Básica. A investigação ocorre de forma interinstitucional entre a Universidade Federal do Ceará, Universidade do Estado de Minas Gerais e Instituto de Educação de Ciência e Tecnologia de Brasília. Apresenta-se uma revisão de literatura, a partir de categorias basilares como a Diversidade e Diferença, trabalhada por Silva (2009); Educação Intercultural, desenvolvida por Candau (2002); e Metodologias Ativas, discutida por Almeida e Valente (2011), dentre outros interlocutores. Defende-se com este estudo uma práxis docente que estimule os alunos do século XXI a aprendizagens autônomas e significativas, bem como se mostre apta a uma educação equânime à sociedade plural
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

