METODOLOGIAS ATIVAS E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL CRÍTICA

IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE

Auteurs-es

  • Ludmila de Almeida Freire Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Ronaldo de Sousa Almeida Universidade Federal do Ceará
  • Juliana Parente Matias Instituto Federal de Educação de Brasília

DOI :

https://doi.org/10.5281/

Mots-clés :

Diversidade e diferença, Educação intercultural, Metodologias ativas

Résumé

Este artigo é o recorte de uma pesquisa em fase inicial intitulada “Educação Intercultural Crítica e Metodologias Ativas na formação docente”. Tenciona analisar as contribuições destas Metodologias para o trabalho docente com a diversidade e diferença na Educação Básica. A investigação ocorre de forma interinstitucional entre a Universidade Federal do Ceará, Universidade do Estado de Minas Gerais e Instituto de Educação de Ciência e Tecnologia de Brasília. Apresenta-se uma revisão de literatura, a partir de categorias basilares como a Diversidade e Diferença, trabalhada por Silva (2009); Educação Intercultural, desenvolvida por Candau (2002); e Metodologias Ativas, discutida por Almeida e Valente (2011), dentre outros interlocutores. Defende-se com este estudo uma práxis docente que estimule os alunos do século XXI a aprendizagens autônomas e significativas, bem como se mostre apta a uma educação equânime à sociedade plural

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Biographies de l'auteur-e

  • Ludmila de Almeida Freire, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Doutora em Educação Brasileira (UFC)

    Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais

  • Ronaldo de Sousa Almeida, Universidade Federal do Ceará

    Doutor em Educação (UFC)

    Docente da Universidade Federal do Ceará

  • Juliana Parente Matias, Instituto Federal de Educação de Brasília

    Mestre em Educação pelo Instituto Politécnico de Santarém – Portugal

    Docente do Instituto Federal de Educação de Brasília

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Publié

2025-01-15

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

Comment citer

METODOLOGIAS ATIVAS E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL CRÍTICA: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE. (2025). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(35), D13 01-19. https://doi.org/10.5281/

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