METODOLOGIAS ATIVAS E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL CRÍTICA
IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.5281/Keywords:
Diversidade e diferença, Educação intercultural, Metodologias ativasAbstract
Este artigo é o recorte de uma pesquisa em fase inicial intitulada “Educação Intercultural Crítica e Metodologias Ativas na formação docente”. Tenciona analisar as contribuições destas Metodologias para o trabalho docente com a diversidade e diferença na Educação Básica. A investigação ocorre de forma interinstitucional entre a Universidade Federal do Ceará, Universidade do Estado de Minas Gerais e Instituto de Educação de Ciência e Tecnologia de Brasília. Apresenta-se uma revisão de literatura, a partir de categorias basilares como a Diversidade e Diferença, trabalhada por Silva (2009); Educação Intercultural, desenvolvida por Candau (2002); e Metodologias Ativas, discutida por Almeida e Valente (2011), dentre outros interlocutores. Defende-se com este estudo uma práxis docente que estimule os alunos do século XXI a aprendizagens autônomas e significativas, bem como se mostre apta a uma educação equânime à sociedade plural
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.