Apresentação do Dossiê

Autores

  • Ramon Missias Moreira Univasf

Palavras-chave:

Educacão, Representação Social, Psicologia

Resumo

O objetivo central desse Dossiê composto por 09 artigos é disseminar investigações e estudos que tenham a Teoria das Representações Sociais (TRS) como âncora para o desenvolvimento das pesquisas na interface interdisciplinar da Educação. Como está sendo apresentado uma grande diversidade de propostas isso nos demonstra a vivacidade do tema e sua consistente utilidade para abordagens qualitativas nas ciências humanas e sociais. Representações Sociais é uma expressão filosófica que traduz a apreensão específica e particular de determinado fenômeno que, pela sua estrutura sólida dentro de uma dada cultura, reverbera nas práticas e nos comportamentos que se reproduzem de maneira inteiramente naturalizada. Colocando de uma outra forma, as representações são as elucubrações mentais socialmente construídas, a partir da relação dinâmica estabelecida entre a prática social e a atividade psíquica de uma pessoa. É nesse contexto que tem sido essencial desenvolver estudos no campo da Educação com suporte da TRS porque colabora na explicação e compreensão de fatos educativos específicos que surgem nos processos presentes

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Downloads

Publicado

2019-08-06

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e Representações Sociais na Contemporaneidade

Como Citar

Apresentação do Dossiê. (2019). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(19). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/545

Artigos Semelhantes

41-50 de 466

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.