A PERSPECTIVA DAS NOVAS TECNOLOGIAS E DO MARCO TEÓRICO-NORMATIVO INSTITUCIONAL SOBRE O PROCESSO DE REVISÃO DO PPC

UM ESTUDO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Autores

  • Éverton Crístian Rodrigues de Souza Universidade de Pernambuco
  • Francisca de Andrade Rodrigues Souza Universidade do Vale do São Francisco
  • Marcelo Silva de Souza Ribeiro Universidade do Vale do São Francisco
  • Tatyane Veras de Queiroz Ferreira da Cruz Universidade de Pernambuco
  • Maria de Fátima Feitosa Paixão Universidade do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Projeto Pedagógico de Curso, Novas tecnologias educacionais, Formação em Administração

Resumo

A adoção de tecnologias educacionais emergentes nos cursos de ensino superior tornou-se um fator indispensável, sobretudo pelo advento das Tecnologias de informação e Comunicação, notadamente as tecnologias móveis. Esta característica impele à mudança do perfil docente e, por conseguinte, a mudança institucional das IES, revendo e promovendo mudanças nos seus PPCs. Nesse sentido, a literatura aponta que os novos formatos dos cursos de graduação em Administração devem promover a inserção do formando nesse contexto globalizado, por meio de novas abordagens metodológicas mais efetivas que a pragmática exposição oral. No entanto, paradoxalmente, esse esforço torna-se mais crítico pelo fato de haver resistências da comunidade universitária às mudanças pontuadas. A presente pesquisa visa discutir aspectos relevantes à revisão do PPC de Administração da UPE à luz do racional teórico-normativo, numa abordagem qualitativa e exploratória. Quanto aos procedimentos, utilizou-se a metodologia de pesquisa-ação, ainda caracterizando-se como uma pesquisa documental e bibliográfica. Foi realizada uma série de procedimentos ordenados, dentre eles, os seguintes: levantamento do arcabouço normativo da IES em foco, catalogação dos documentos, extração das informações associadas, tabulação das informações, rastreamento de respaldo teórico nas produções científicas pertinentes e confrontação das informações teóricas com o marco normativo institucional. Como resultado da pesquisa, constatou-se que a base teórico-normativa é contundente sobre as abordagens didático-pedagógicas, necessárias à consolidação de novos projetos de curso mais efetivos na formação profissional. Porém, essa mudança precisará superar barreiras culturais de formação docente e atração/captação dos discentes, para que esses sejam aderentes a esta proposta.

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Biografia do Autor

  • Éverton Crístian Rodrigues de Souza, Universidade de Pernambuco

    Mestre em Engenharia de Produção

  • Francisca de Andrade Rodrigues Souza, Universidade do Vale do São Francisco

    Especialista em Educação, Contemporaneidades e Novas Tecnologias

  • Marcelo Silva de Souza Ribeiro, Universidade do Vale do São Francisco

    Doutor em Ciências da Educação

  • Tatyane Veras de Queiroz Ferreira da Cruz, Universidade de Pernambuco

    Mestre em Psicologia

  • Maria de Fátima Feitosa Paixão, Universidade do Vale do São Francisco

    Graduada em Letras

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Publicado

2016-06-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A PERSPECTIVA DAS NOVAS TECNOLOGIAS E DO MARCO TEÓRICO-NORMATIVO INSTITUCIONAL SOBRE O PROCESSO DE REVISÃO DO PPC: UM ESTUDO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO. (2016). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 6(10). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/55

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