"VAMOS PRIMEIRO OUVIR O QUE ELA TEM”

INTERAÇÃO, EDUCAÇÃO E SAÚDE NO ENSINO DA COMUNICAÇÃO MÉDICA

Autores

  • Alexandre José Cadilhe Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Educação Médica, Comunicação, Sociolinguística Interacional

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de caráter interdisciplinar, com contribuições de perspectivas das áreas da saúde, educação e linguagem. Parte de uma pesquisa de cunho microetnográfico mais ampla (CADILHE, 2013) com o intuito de construir uma compreensão sobre o ensino da comunicação profissional na educação médica. No presente trabalho, é apresentada a análise de uma aula de comunicação em um curso de Medicina no sudeste do Brasil, com o objetivo de compreender os discursos sobre comunicação médica que são produzidos pelos participantes da aula. São utilizadas ferramentas teórico-conceituais da Sociolinguística Interacional (GOFFMAN, 2012, SARANGI, 2000; 2001) para a análise da fala-em-interação produzida pelos participantes no contexto investigado. Como resultados, a pesquisa aponta a hibridização de práticas discursivas e interacionais que tornam o evento analisado singular no âmbito de padrões de interação em eventos de ensino e aprendizagem da comunicação médica. Como conclusão, aponta-se a produtividade de uma análise interacional do discurso para a compreensão dos processos de ensino na formação profissional.

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Biografia do Autor

  • Alexandre José Cadilhe, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Doutor em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF/2013) e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2007), com especializações nas áreas de Gênero e Sexualidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2016) e Leitura e Produção Textual pela Universidade Federal Fluminense (UFF/2004). É Professor Adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no Departamento de Educação (área de Linguagem e Ensino) e no Programa de Pós-Graduação em Linguística (Linha de pesquisa Linguagem e Humanidades). É membro do GT Transculturalidade, Linguagem e Educação da ANPOLL (Associação Nacional de Pós-graduação em Letras e Linguística) e associado da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística) e ALAB (Associação de Linguística Aplicada do Brasil). Coordenador do PIBID Letras/Língua Portuguesa UFJF/CAPES (2018-atual). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise da interação e do discurso; Estudos de Letramentos; Linguagem, Gênero e Sexualidade em contexto institucionais (ênfase na saúde e na educação); Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, Formação de Professores/as de Línguas

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Publicado

2020-03-27

Edição

Seção

Dossiê Temático: Ensino da Comunicação em Saúde

Como Citar

"VAMOS PRIMEIRO OUVIR O QUE ELA TEM”: INTERAÇÃO, EDUCAÇÃO E SAÚDE NO ENSINO DA COMUNICAÇÃO MÉDICA. (2020). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(21), 24-54. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/593

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