ANÁLISE DA CONECTIVIDADE DOS ESTUDANTES DE MEDICINA COM A ÁREA MÉDICA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19
Keywords:
COVID-19, Pandemia, Educação médicaAbstract
A necessidade de distanciamento social no Brasil, devido a pandemia do COVID-19, ocasionou a suspensão das atividades presenciais nas instituições médicas de ensino superior. O distanciamento pode produzir dois comportamentos passíveis de análise: a manutenção da conexão do estudante com temas do curso médico, por meio das plataformas digitais, ou a desconexão com os temas médicos. Nesse aspecto, buscou-se analisar o padrão de conectividade do estudante de medicina com temas relacionados à área médica durante o isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19. Para tanto, foi realizado um estudo observacional, por meio de um questionário on-line, durante os meses de outubro e novembro de 2020, com estudantes da área médica do 1º ao 6º ano, onde verificou-se a manutenção de sua conectividade com os temas da área médica. Bem como foi feita a análise das plataformas usadas, percepção individual sobre qualidade e critérios para seleção dos temas, respeitando-se todos os aspectos éticos da pesquisa com seres humanos, salientando a aprovação do presente trabalho pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IF SERTÃO-PE (Certificado de Apresentação para Apreciação Ética: 38348020.4.0000.8052 – IF SERTÃO-PE). Desse modo, observou-se que grande parte dos estudantes médicos optaram pela manutenção de sua conexão com a área médica e, para isso, utilizaram principalmente as tecnologias digitais de informação. Nesse contexto, é enfatizado o importante papel desempenhado pelas instituições médicas de ensino superior para a manutenção da conectividade desses estudantes.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.