DUOLINGO E BNCC DE LÍNGUA INGLESA
SCREENAGERS EM ESCOLAS PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14690778Keywords:
Duolingo, Língua Inglesa, BNCC, Screenagers, Escola públicaAbstract
Na conjuntura da sociedade contemporânea, permeada pela influência tecnológica, destaca-se a relevância do ensino da Língua Inglesa como Língua Franca. Considerando o contexto dos atuais alunos e o uso de TDICs, o aplicativo móvel Duolingo emerge como ferramenta possível para que este ensino esteja alinhado a algumas demandas da BNCC. Nesse sentido, este trabalho objetiva compreender as contribuições do uso do Duolingo para a aquisição de competências e habilidades previstas na BNCC para o ensino de Língua Inglesa. Por meio da Pesquisa Bibliográfica qualitativa, realizou-se uma análise das interseções entre o aplicativo e o documento norteador. Os resultados evidenciaram que o Duolingo, embora eficiente em muitos aspectos, apresenta limitações na abordagem integral das competências e habilidades da BNCC. Conclui-se que, ao integrar conscientemente o aplicativo ao ensino de Língua Inglesa, considerando estratégias pedagógicas complementares, é possível potencializar seu valor como ferramenta de aprendizagem para alunos nativos digitais em escolas públicas.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

