DUOLINGO E BNCC DE LÍNGUA INGLESA
SCREENAGERS EM ESCOLAS PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.5281/Palavras-chave:
Duolingo, Língua Inglesa, BNCC, Screenagers, Escola públicaResumo
Na conjuntura da sociedade contemporânea, permeada pela influência tecnológica, destaca-se a relevância do ensino da Língua Inglesa como Língua Franca. Considerando o contexto dos atuais alunos e o uso de TDICs, o aplicativo móvel Duolingo emerge como ferramenta possível para que este ensino esteja alinhado a algumas demandas da BNCC. Nesse sentido, este trabalho objetiva compreender as contribuições do uso do Duolingo para a aquisição de competências e habilidades previstas na BNCC para o ensino de Língua Inglesa. Por meio da Pesquisa Bibliográfica qualitativa, realizou-se uma análise das interseções entre o aplicativo e o documento norteador. Os resultados evidenciaram que o Duolingo, embora eficiente em muitos aspectos, apresenta limitações na abordagem integral das competências e habilidades da BNCC. Conclui-se que, ao integrar conscientemente o aplicativo ao ensino de Língua Inglesa, considerando estratégias pedagógicas complementares, é possível potencializar seu valor como ferramenta de aprendizagem para alunos nativos digitais em escolas públicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.