DUOLINGO E BNCC DE LÍNGUA INGLESA

SCREENAGERS EM ESCOLAS PÚBLICAS

Auteurs-es

  • Vander Aparecido de Castro Facultad Interamericana de Ciencias Sociales https://orcid.org/0000-0002-8705-2852
  • Liliane de Queiroz Antonio Fundação da Universidade Estadual de Campinas

DOI :

https://doi.org/10.5281/

Mots-clés :

Duolingo, Língua Inglesa, BNCC, Screenagers, Escola pública

Résumé

Na conjuntura da sociedade contemporânea, permeada pela influência tecnológica, destaca-se a relevância do ensino da Língua Inglesa como Língua Franca. Considerando o contexto dos atuais alunos e o uso de TDICs, o aplicativo móvel Duolingo emerge como ferramenta possível para que este ensino esteja alinhado a algumas demandas da BNCC. Nesse sentido, este trabalho objetiva compreender as contribuições do uso do Duolingo para a aquisição de competências e habilidades previstas na BNCC para o ensino de Língua Inglesa. Por meio da Pesquisa Bibliográfica qualitativa, realizou-se uma análise das interseções entre o aplicativo e o documento norteador. Os resultados evidenciaram que o Duolingo, embora eficiente em muitos aspectos, apresenta limitações na abordagem integral das competências e habilidades da BNCC. Conclui-se que, ao integrar conscientemente o aplicativo ao ensino de Língua Inglesa, considerando estratégias pedagógicas complementares, é possível potencializar seu valor como ferramenta de aprendizagem para alunos nativos digitais em escolas públicas.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • Vander Aparecido de Castro, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

    Doutorando em Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS - PY). Mestre em Educação pela MUST University (USA)

  • Liliane de Queiroz Antonio, Fundação da Universidade Estadual de Campinas

    Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Téléchargements

Publié

2025-01-19

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

Comment citer

DUOLINGO E BNCC DE LÍNGUA INGLESA: SCREENAGERS EM ESCOLAS PÚBLICAS. (2025). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(35), D25 01-21. https://doi.org/10.5281/

Articles similaires

1-10 de 243

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.