NARRATIVAS DOCENTES EM REDE: UMA DÉCADA DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE FORMATIVA
DOI:
https://doi.org/10.5281/Keywords:
Narrativas digitais, Identidade formativa, Museu da Pessoa, Descolonialidade, Movimentos SociaisAbstract
O presente texto busca compreender as motivações pela docência nas narrativas de memórias docentes. O enfoque da pesquisa-formação (Passeggi, 2017) tomou como referência as narrativas digitais em rede do Museu da Pessoa, mapeando as histórias disponibilizadas nesse ambiente virtual, no período de 2013 a 2022, selecionadas de acordo com os critérios da investigação. A pesquisa acessou 520 narrativas, sendo cinco memórias docentes contempladas para análise. As reflexões, advindas das narrativas digitais dos docentes, possibilitou o desvelar da subjetividade, com ênfase na descolonialidade, revelada nas relações sociais advinda da convivência familiar e participação nos movimentos sociais e políticos, destaques que deram assento a constituição da identidade formativa
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.