NARRATIVAS DOCENTES EM REDE: UMA DÉCADA DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE FORMATIVA

Autores/as

  • Amanda Anália Nayara de Macêdo Universidade Federal de Pernambuco
  • Jaqueline Barbosa da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14653429

Palabras clave:

Narrativas digitais, Identidade formativa, Museu da Pessoa, Descolonialidade, Movimentos Sociais

Resumen

O presente texto busca compreender as motivações pela docência nas narrativas de memórias docentes. O enfoque da pesquisa-formação (Passeggi, 2017) tomou como referência as narrativas digitais em rede do Museu da Pessoa, mapeando as histórias disponibilizadas nesse ambiente virtual, no período de 2013 a 2022, selecionadas de acordo com os critérios da investigação. A pesquisa acessou 520 narrativas, sendo cinco memórias docentes contempladas para análise. As reflexões, advindas das narrativas digitais dos docentes, possibilitou o desvelar da subjetividade, com ênfase na descolonialidade, revelada nas relações sociais advinda da convivência familiar e participação nos movimentos sociais e políticos, destaques que deram assento a constituição da identidade formativa

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Biografía del autor/a

  • Amanda Anália Nayara de Macêdo, Universidade Federal de Pernambuco

    Licencianda do curso de Pedagogia (UFPE)

    Universidade Federal de Pernambuco

  • Jaqueline Barbosa da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutora em Educação pela UFPE

    Docente da Universidade Federal de Pernambuco

Publicado

2025-01-15

Número

Sección

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

Cómo citar

DE MACÊDO, Amanda Anália Nayara; BARBOSA DA SILVA, Jaqueline. NARRATIVAS DOCENTES EM REDE: UMA DÉCADA DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE FORMATIVA. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 14, n. 35, p. D11 01–23, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.14653429. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/3150. Acesso em: 3 aug. 2025.