NARRATIVAS DOCENTES EM REDE: UMA DÉCADA DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE FORMATIVA

Auteurs-es

  • Amanda Anália Nayara de Macêdo Universidade Federal de Pernambuco
  • Jaqueline Barbosa da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI :

https://doi.org/10.5281/

Mots-clés :

Narrativas digitais, Identidade formativa, Museu da Pessoa, Descolonialidade, Movimentos Sociais

Résumé

O presente texto busca compreender as motivações pela docência nas narrativas de memórias docentes. O enfoque da pesquisa-formação (Passeggi, 2017) tomou como referência as narrativas digitais em rede do Museu da Pessoa, mapeando as histórias disponibilizadas nesse ambiente virtual, no período de 2013 a 2022, selecionadas de acordo com os critérios da investigação. A pesquisa acessou 520 narrativas, sendo cinco memórias docentes contempladas para análise. As reflexões, advindas das narrativas digitais dos docentes, possibilitou o desvelar da subjetividade, com ênfase na descolonialidade, revelada nas relações sociais advinda da convivência familiar e participação nos movimentos sociais e políticos, destaques que deram assento a constituição da identidade formativa

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • Amanda Anália Nayara de Macêdo, Universidade Federal de Pernambuco

    Licencianda do curso de Pedagogia (UFPE)

    Universidade Federal de Pernambuco

  • Jaqueline Barbosa da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutora em Educação pela UFPE

    Docente da Universidade Federal de Pernambuco

Téléchargements

Publié

2025-01-15

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

Comment citer

NARRATIVAS DOCENTES EM REDE: UMA DÉCADA DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE FORMATIVA. (2025). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(35), D11 01-23. https://doi.org/10.5281/

Articles similaires

1-10 de 483

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.