FISIORUN

JOGO DIDÁTICO AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO E FIXAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DE FISIOLOGIA VETERINÁRIA BÁSICA

Authors

  • Ellen Cordeiro Cordeiro Bento da Silva UFRPE
  • Thomás Souza e Silva UFRPE
  • Giovanna Isabella de Souza Couto UFRPE

Keywords:

Ferramenta lúdica;, Didática;, Estratégia Metodológica.

Abstract

Objetivou-se com esse trabalho descrever o jogo didático desenvolvido, a aplicabilidade do mesmo e destacar a importância da utilização de ferramentas lúdicas auxiliares no processo de ensino-aprendizado de estudantes de graduação. O jogo idealizado e elaborado foi denominado FISIORUN, o qual foi de baixo custo e abordou a fisiologia do sistema endócrino, em caráter competitivo. O jogo foi aplicado em turmas de graduação do 3º período do curso de Medicina Veterinária, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), durante a disciplina Fisiologia Veterinária Básica, após explanação sobre suas regras. No total 37 alunos participaram da atividade, ao final do que se solicitou que os mesmos respondessem a um questionário individual, com o propósito de avaliar o jogo, sua aceitação e contribuição para a formação dos discentes. As respostas obtidas foram submetidas à análise descritiva e os resultados indicaram êxito na aplicação do jogo, pois 70,27% dos jogadores o julgaram como “ótimo” e 91,9% o qualificaram como uma ferramenta didática pedagógica facilitadora do processo de ensino-aprendizagem. Além disso, algumas dificuldades foram apresentadas pelos alunos na execução da atividade, o que foi associado pelos alunos com a necessidade de estudar os conteúdos abordados em sala de aula. Deste modo, pode-se concluir que a utilização de ferramentas lúdicas didáticas, como jogo FISIORUN, são benéficas para a aprendizagem e auxiliam o processo de ensino de forma dinâmica e divertida, em virtude do que devem ser utilizadas com maior frequência.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2021-09-13

How to Cite

CORDEIRO BENTO DA SILVA, Ellen Cordeiro; SOUZA E SILVA, Thomás; ISABELLA DE SOUZA COUTO, Giovanna. FISIORUN: JOGO DIDÁTICO AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO E FIXAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DE FISIOLOGIA VETERINÁRIA BÁSICA. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 194–209, 2021. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/505. Acesso em: 5 jul. 2025.

Similar Articles

1-10 of 115

You may also start an advanced similarity search for this article.