FISIORUN
JOGO DIDÁTICO AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO E FIXAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DE FISIOLOGIA VETERINÁRIA BÁSICA
Palavras-chave:
Ferramenta lúdica;, Didática;, Estratégia Metodológica.Resumo
Objetivou-se com esse trabalho descrever o jogo didático desenvolvido, a aplicabilidade do mesmo e destacar a importância da utilização de ferramentas lúdicas auxiliares no processo de ensino-aprendizado de estudantes de graduação. O jogo idealizado e elaborado foi denominado FISIORUN, o qual foi de baixo custo e abordou a fisiologia do sistema endócrino, em caráter competitivo. O jogo foi aplicado em turmas de graduação do 3º período do curso de Medicina Veterinária, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), durante a disciplina Fisiologia Veterinária Básica, após explanação sobre suas regras. No total 37 alunos participaram da atividade, ao final do que se solicitou que os mesmos respondessem a um questionário individual, com o propósito de avaliar o jogo, sua aceitação e contribuição para a formação dos discentes. As respostas obtidas foram submetidas à análise descritiva e os resultados indicaram êxito na aplicação do jogo, pois 70,27% dos jogadores o julgaram como “ótimo” e 91,9% o qualificaram como uma ferramenta didática pedagógica facilitadora do processo de ensino-aprendizagem. Além disso, algumas dificuldades foram apresentadas pelos alunos na execução da atividade, o que foi associado pelos alunos com a necessidade de estudar os conteúdos abordados em sala de aula. Deste modo, pode-se concluir que a utilização de ferramentas lúdicas didáticas, como jogo FISIORUN, são benéficas para a aprendizagem e auxiliam o processo de ensino de forma dinâmica e divertida, em virtude do que devem ser utilizadas com maior frequência.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.