FISIORUN
JOGO DIDÁTICO AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO E FIXAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DE FISIOLOGIA VETERINÁRIA BÁSICA
Mots-clés :
Ferramenta lúdica;, Didática;, Estratégia Metodológica.Résumé
Objetivou-se com esse trabalho descrever o jogo didático desenvolvido, a aplicabilidade do mesmo e destacar a importância da utilização de ferramentas lúdicas auxiliares no processo de ensino-aprendizado de estudantes de graduação. O jogo idealizado e elaborado foi denominado FISIORUN, o qual foi de baixo custo e abordou a fisiologia do sistema endócrino, em caráter competitivo. O jogo foi aplicado em turmas de graduação do 3º período do curso de Medicina Veterinária, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), durante a disciplina Fisiologia Veterinária Básica, após explanação sobre suas regras. No total 37 alunos participaram da atividade, ao final do que se solicitou que os mesmos respondessem a um questionário individual, com o propósito de avaliar o jogo, sua aceitação e contribuição para a formação dos discentes. As respostas obtidas foram submetidas à análise descritiva e os resultados indicaram êxito na aplicação do jogo, pois 70,27% dos jogadores o julgaram como “ótimo” e 91,9% o qualificaram como uma ferramenta didática pedagógica facilitadora do processo de ensino-aprendizagem. Além disso, algumas dificuldades foram apresentadas pelos alunos na execução da atividade, o que foi associado pelos alunos com a necessidade de estudar os conteúdos abordados em sala de aula. Deste modo, pode-se concluir que a utilização de ferramentas lúdicas didáticas, como jogo FISIORUN, são benéficas para a aprendizagem e auxiliam o processo de ensino de forma dinâmica e divertida, em virtude do que devem ser utilizadas com maior frequência.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.