DESIGUALDADES DE TERRITÓRIO, SEXO, RAÇA E RENDA

UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE INGRESSANTES EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO NORDESTE BRASILEIRO

Autores

  • Ivan Faria UEFS
  • Luiz Paulo Jesus de Oliveira UFRB
  • Aloísio Machado da Silva Filho UEFS

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.12628298

Palavras-chave:

Ensino Superior, Desigualdades, Ingresso

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar características de ingressantes em uma universidade pública da Bahia, articulando os marcadores de território, raça/cor da pele, sexo e renda à diversidade de cursos oferecidos, bem como estimar possíveis fatores associados à escolha do curso por parte dos estudantes. Trata-se de uma investigação sobre processos de inserção e adaptação ao ensino superior durante os primeiros semestres de graduação, que acompanhou as trajetórias de estudantes de 2018 a 2022. A metodologia adotada é de natureza quantitativa descritiva e analisa estatisticamente um banco de dados sobre o perfil sociodemográfico de 908 ingressantes em 28 cursos, no ano de 2018, buscando também identificar fatores associados à escolha do curso por parte dos alunos. Os resultados reforçam a relevante função social das universidades estaduais, confirmada pela ocupação predominantemente regionalizada das vagas, com significativa presença de estudantes de baixa renda. Os testes de associação realizados apontam para uma tendência geral de maior presença feminina nas licenciaturas e em alguns cursos da área da saúde, ao lado de uma baixa presença em cursos de engenharia e exatas de maior concorrência. Do ponto de vista racial, a maior representação de estudantes negros concentrou-se também em cursos de licenciatura, sendo menor em cursos de maior prestígio social.

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Biografia do Autor

  • Ivan Faria, UEFS

    Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

    Docente da Universidade Estadual de Feira de Santana - Uefs

  • Luiz Paulo Jesus de Oliveira, UFRB

    Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2002), Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia. É Professor Adjunto, Nível IV, Centro de Artes e Humanidades da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho - ABET (Biênio 2018-2019). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho, da Juventude e da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude e precarização do trabalho; mercado de trabalho; trabalho e educação, juventude e educação; formação de professores de Sociologia na educação básica

  • Aloísio Machado da Silva Filho, UEFS

    Doutor e Mestre em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial pelo SENAI CIMATEC (2009-2014). Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Olga Metiing (2003-2004). Especialização em Estatística Aplicada pela UNIJORGE (2015-2017). Bacharel em Estatística pela Escola Superior de Estatística da Bahia (1998-2002). Professor Titular A da Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS no Departamento de Ciências Exatas na área de estudo Probabilidade e Estatística. Na UEFS atua nos seguintes programas de Pós-Graduação: Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente (Permanente), Mestrado Profissional em Enfermagem (Permanente), Saúde Coletiva (Colaborador). Desde de 2005 tem se dedicado a ensino, pesquisa e extensão. Áreas de interesse: Bioestatística, Controle Estatístico de resíduos sólidos, Saúde Coletiva, Análise Temporal de Fenômenos Climatológicos, Modelagem de Séries Temporais, Estatística criminal, Física Estatística, Educação Estatística e Séries temporais econômicas. É líder do grupo de pesquisa do CNPq "MODELAGEM E ANÁLISE DE DADOS: TEORIAS E APLICAÇÕES.", credenciado pela UEFS. Nos últimos anos tem se dedicado a Modelagem de dados com a Linguagem Estatística e Computacional conhecida na literatura como R (https://www.r-project.org). 

Publicado

2023-12-25

Como Citar

DESIGUALDADES DE TERRITÓRIO, SEXO, RAÇA E RENDA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE INGRESSANTES EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO NORDESTE BRASILEIRO. (2023). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(32). https://doi.org/10.5281/zenodo.12628298

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