Prática pedagógica:

os desafios na construção da prática docente com princípio pedagógico

Authors

  • Maria Luciana da Silva Nóbrega Universidade Federal do Vale do São Francisco

Keywords:

prática pedagógica, docência, educação

Abstract

A prática pedagógica reflete a experiência, a fundamentação e o embasamento teórico que o indivíduo acumula em sua formação até a construção da figura do ‘profissional da Educação’. Entre a teoria e a prática, revela-se a existência de um fosso, que põe de um lado a ‘Educação que queremos’ e do outro, a ‘Educação que oferecemos’. A partir dessa constatação, podemos refletir acerca dos elementos, situações e causas que contribuem para esta disparidade. Onde residem os principais problemas na/da prática pedagógica? No ser, no meio, no contexto, nos instrumentos? Cabe a nós, educadores, analisar de forma madura e isenta nossos limites e potencialidades, sempre na busca de proporcionar uma prática docente com princípio pedagógico.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Maria Luciana da Silva Nóbrega, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professora Assistente da UNIVASF, Colegiado de Ciências da Natureza (São Raimundo NonatoPI)

Published

2010-06-29

How to Cite

Nóbrega, M. L. da S. (2010). Prática pedagógica:: os desafios na construção da prática docente com princípio pedagógico. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 1(1). Retrieved from https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/351

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.