UMA REALIDADE EVIDENTE

A INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores/as

  • Renata Aparecida da Silva

Palabras clave:

Indisciplina, Cotidiano escolar, Família/Educador/Educando

Resumen

O presente artigo propõe um olhar reflexivo acerca da questão da indisciplina no contexto da escola atual, a qual tem sido vista como um tema que apresenta uma multiplicidade de interpretações referentes à relação professor/aluno e aluno/aluno com problemas sociais e conflitos nas relações familiares. Este trabalho oferece pistas para a compreensão de uma realidade escolar num contexto específico: a indisciplina no contexto escolar. Este artigo tem como objetivo compreender o papel da escola e da família na produção da indisciplina, assim como identificar no contexto escolar o que é um comportamento indisciplinado e compreender os fatores internos e externos que levam o educando a indisciplina, investigar suas possíveis causas no contexto educacional. A indisciplina é geralmente centralizada no educando e nas suas relações durante o cotidiano escolar. Coloca-se em discussão por que atualmente as crianças não obedecem nem aos seus pais, tampouco aos educadores? Os educandos hoje não têm limites? De quem é a culpa pela indisciplina: da instituição escolar? Dos pais? Dos educadores ou dos próprios educandos? A indisciplina no contexto educacional necessita de uma análise a partir de diferentes ângulos, procurando avançar nas questões que a envolvem, pois tanto a escola quanto a família participam na produção da indisciplina do educando no contexto escolar.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2015-04-07

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

UMA REALIDADE EVIDENTE: A INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR. (2015). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 5(7). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/121

Artículos similares

111-120 de 168

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.