REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS

CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Laís Paula de Medeiros Campos Azevedo UFRN
  • Nara Lidiana Silva Dias Carlos
  • Olívia Morais de Medeiros Neta

Palabras clave:

Campo científico, Epistemologia, História da educação

Resumen

Tendo como ponto de partida os fundamentos filosóficos das ciências, este artigo se propõe a discutir o desenvolvimento histórico da ciência com base em alguns conceitos que integram o pensamento de Gaston Bachelard (1978) e Thomas Kuhn (1987), articulando-os com a noção de campo científico de Pierre Bourdieu (2002; 2004). A partir deste diálogo, nos voltamos especificamente para o campo da História da Educação e, nesse sentido, discutimos a produção do conhecimento com base na perspectiva de Michel de Certeau (1982; 2017). Este autor contribui para a nossa discussão, sobretudo, a partir da tríade composta por lugar de fala, prática e escrita. Este estudo utilizou como metodologia a revisão bibliográfica. A pesquisa em história se constrói a partir de caminhos específicos. Assim, o modo como compreendemos a História da Educação e a produção do conhecimento devem integrar a base teórica das pesquisas neste campo científico, permeando todo o processo investigativo.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2021-08-25

Cómo citar

REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS: CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. (2021). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(25), 459-474. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1251

Artículos similares

1-10 de 519

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.