UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA ENSINAR FONTES DE ENERGIA COM ABORDAGEM CTS
Palabras clave:
Metodologia de ensino, Aprendizagem significativa, ciência, Tecnologia, SociedadeResumen
Este estuda buscou verificar a efetividade da aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre fontes de energia, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e na proposta didática elaborada por Marco Antonio Moreira, com enfoque em Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). O estudo foi desenvolvido em uma escola da rede pública estadual no 8° ano do ensino fundamental em uma cidade da fronteira oeste do RS, sendo desenvolvida uma UEPS com a temática “energia”. Constatou-se que a unidade de ensino demonstrou evidências na melhor apreensão da aprendizagem dos conceitos dos estudantes quanto aos conteúdos relacionados a fontes de energia e suas implicações e as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, incluindo aspectos ambientais e políticos, percebidas através dos materiais produzidos. Considera-se a UEPS como uma potencial ferramenta no processo de ensino-aprendizagem para essa temática, bem como pode servir de subsídio para aplicação sobre outras temáticas.
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