O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL ENQUANTO AÇÃO AFIRMATIVA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Autores/as

  • Danilo Moreira dos Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Luciana Duccini Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palabras clave:

Assistência Estudantil, Ação Afirmativa, Vulnerabilidade Socioeconômica, Permanência, PAE-Univasf

Resumen

O Programa de Assistência Estudantil (PAE) é um programa governamental de alocação de recursos, sobretudo financeiros, a estudantes que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Na Univasf o PAE também objetiva o apoio à redução de vulnerabilidades simbólicas a que estudantes oriundos de grupos específicos estão historicamente submetidos, visando à promoção de uma permanência mais digna na Universidade para esses indivíduos. Neste artigo se apresenta uma análise sobre o PAE contextualizando o seu funcionamento enquanto ação afirmativa, ao promover a igualdade de oportunidades entre os estudantes e poder, assim, contribuir para a redução dos índices de evasão. Apresentando alguns dados gerais sobre a execução do PAE em 2010, toma-se como referência para aprofundamento das análises dois de seus benefícios disponibilizados aos estudantes naquele período, considerando principalmente o auxílio de Bolsa-permanência, Edital 01/2010. Além disso, expõe-se uma análise sobre o Programa de Bolsa-permanência do Ministério da Educação, outra ação implantada na Univasf a partir do ano de 2013 e que também tem como objetivo minimizar desigualdades sociais que acometem estudantes oriundos de setores socialmente fragilizados, indígenas e quilombolas.

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Biografía del autor/a

  • Danilo Moreira dos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Bacharel em Ciências Sociais

  • Luciana Duccini, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Doutora em Ciências Sociais

    Prof.ª Adjunto IV do Colegiado de Ciências Sociais – Univasf

Publicado

2018-04-11

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL ENQUANTO AÇÃO AFIRMATIVA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. (2018). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 8(15). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/176

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