SINTOMAS DE ANSIEDADE, DEPRESSÃO E STRESS EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR EM MEIO DA COVID-19 EM MOÇAMBIQUE

Autores/as

  • Carlino André Alpaca Universidade Rovuma
  • Carlos Luís Aristides Escola Primária do 1º e 2º Grau de Mutomote.
  • Gildo Aliante Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-6283-9544
  • Bonciano Hilário Saquina Universidade Rovuma

Palabras clave:

Estudantes, Ensino superior, Sofrimento psíquico, COVID-19

Resumen

As mudanças impostas pela Covid-19 ocasionaram impactos negativos sobre a saúde mental das pessoas. Nesta investigação analisou-se a frequência de sintomas de depressão, ansiedade e stress em estudantes moçambicanos de ensino superior durante a Covid-19. Uma amostra de 105 estudantes (54 homens e 51 mulheres), com idades compreendidas entre 21 a 50 anos, respondeu ao questionário de dados sciodemográficos e acadêmicos e a Escala de Ansiedade Depressão e Stress-21 (EADS-21). A análise descritiva de dados indicou que a dimensão de stress obteve a maior incidência de sintomas, sendo os sinalizados com maior frequência os seguintes: dificuldade de relaxar, tendência de reagir de forma exagerada perante às situações, sentir-se demasiadamente sensível e manifestar nervosismo. Na dimensão de ansiedade, os sintomas mais apontados foram: alterações de coração sem fazer exercícios físicos, sentir medo sem motivo, preocupar-se com situações em que pode entrar em pânico e sentir que vai entrar em pânico. Finalmente, na subescala de depressão, os sintomas com maior predominância foram: dificuldades de tomar iniciativa para fazer as coisas, sentir-se depressivo e sem ânimo, perda de autoestima, sentir que a vida não tem sentido e não conseguir vivenciar nenhum sentimento positivo. Em termos comparativos, os estudantes que trabalhavam revelaram maior vulnerabilidade ao stress em relação àqueles sem emprego. Com estes resultados, enfatiza-se a realização de futuras pesquisas para aprimorar o conhecimento sobre os fenômenos investigados, de modo a propor estratégias institucionais de enfrentamento adequadas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Carlino André Alpaca, Universidade Rovuma

    Licenciado em Educação Física e Desporto pela Escuela Internacional de Educación Fisica del Deporte, Havana-Cuba; Mestre em Ciências do Desporto Pela Universidade Pedagógica de Moçambique. Docente da Faculdade de Educação e Psicologia na Universidade Rovuma, Moçambique. Chefe do Departamento de Educação Física e Desporto

  • Carlos Luís Aristides , Escola Primária do 1º e 2º Grau de Mutomote.

    Graduado (Licenciatura) em Psicologia Social e das Organizações com Habilitações em Comportamento Organizacional pela Universidade Rovuma – Moçambique. Docente da Escola Primária de Mutomote, Nampula, Moçambique

  • Gildo Aliante, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Bonciano Hilário Saquina, Universidade Rovuma

    Mestre em Administração e Gestão Escolar pela Universidade Pedagógica – Moçambique. Licenciado em Psicologia e Pedagogia pela Universidade Pedagógica – Moçambique. Docente da Faculdade de Educação e Psicologia na Universidade Rovuma - Moçambique

Publicado

2022-08-31

Cómo citar

SINTOMAS DE ANSIEDADE, DEPRESSÃO E STRESS EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR EM MEIO DA COVID-19 EM MOÇAMBIQUE. (2022). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(28), 250-275. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1846

Artículos similares

71-80 de 367

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.