A AVALIAÇÃO EXTERNA EM LARGA ESCALA E O BANCO NACIONAL DE ITENS NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA

Autores/as

  • Atair Silva de Sousa Universidade de São Paulo (USP)
  • Wanderley dos Santos Roberto Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG)

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11227053

Palabras clave:

Avaliação externa., Avaliação em larga escala., Banco nacional de itens., Enade.

Resumen

Neste artigo são propostas discussões acerca do Banco Nacional de Itens (BNI) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Inep. O objetivo geral consistiu em avaliar as grandezas: Aproveitamento de itens e Eficiência de itens produzidos para o BNI da educação superior (BNI-ES), tendo como objetivo específico avaliá-las para a edição de 2022 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Neste estudo, as duas grandezas não se confundem entre si: a primeira se refere a itens aceitos pelo Inep e, a segunda, a itens inseridos no BNI-ES. Foram realizadas uma revisão bibliográfica, uma pesquisa documental e uma busca de dados e informações disponibilizadas pelo Inep. Embora os resultados apontem para percentuais positivos para Aproveitamento de itens, estes resultados apontaram fragilidade para Eficiência de itens e, também, para a necessidade de medidas pedagógicas que possam trazer melhorias no Aproveitamento de itens que resultem em aumento da Eficiência de itens para o BNI-ES.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Atair Silva de Sousa, Universidade de São Paulo (USP)

    Pesquisador  em Informações e Avaliações Educacionais pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionias - Anísio Teixeira - Inep. 

    Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP); Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Públcia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Especialização em Gestão Púbica e em Ensino de Ciências-Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Graduação (Licenciatura) em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

  • Wanderley dos Santos Roberto, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG)

    Professor Titular do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2015).

    Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); mestrado em Ciências Técnicas Nucleares pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); graduado (bacharelado) em Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

    Professor de Física do Departamento de Física do CEFET-MG e atualmente colabora como avaliador do MEC/INEP no ENEM, no ENADE e para credeniamento e recredenciamento de Instituições de Ensino Superior

Publicado

2024-03-09

Cómo citar

A AVALIAÇÃO EXTERNA EM LARGA ESCALA E O BANCO NACIONAL DE ITENS NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA. (2024). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(33), A02 01-26. https://doi.org/10.5281/zenodo.11227053

Artículos similares

41-50 de 491

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.