DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CONCEPÇÕES DAS FORMADORAS LOCAIS DO PNAIC/UNIPAMPA
DOI:
https://doi.org/10.5281/Palabras clave:
Formação Continuada, Educação Infantil, Docência, PNAICResumen
O artigo trata da análise das concepções sobre docência manifestadas pelas professoras formadoras locais que atuaram no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) da Universidade do Pampa (UNIPAMPA) no eixo Pré-escola no período 2017-2018. A metodologia é a qualitativa e consiste em uma descrição e uma análise dos registros escritos produzidos durante a formação continuada pelas formadoras locais acerca da docência, procurando estabelecer relações com os estudos produzidos teoricamente na área. Para contextualizar a etapa da Educação Básica na qual se insere esta investigação, são delineados os caminhos normativos e orientadores da Educação Infantil no Brasil e, também, contextualiza-se a formação continuada promovida pela UNIPAMPA. As análises permitiram perceber o caráter reflexivo da formação do PNAIC/UNIPAMPA acerca de questões como a transição entre Educação Infantil e Ensino Fundamental; a importância do(s) olhar(es) para a diversidade; a relação docente-aluno e escola-família; e as implicações para o trabalho docente.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.