SIMULAÇÃO DE OSCE NO ENSINO MÉDICO
RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14601251Palabras clave:
Educação médica, Treinamento por Simulação, Competência Clínica, Avaliação Educacional, AprendizagemResumen
A simulação é uma das metodologias ativas utilizadas para incentivar a participação do aluno em todas as fases do processo educativo, sendo uma abordagem inovadora que replica aspectos de uma situação real. A avaliação, vista como um instrumento de diagnóstico, evoluiu com métodos como o Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE), que exige do aluno a aplicação tanto do raciocínio e a tomada de decisão quanto as habilidades motoras para realizar procedimentos. Este trabalho relata a experiência da realização de uma simulação de OSCE aplicada como ferramenta de treinamento à alunos do curso de medicina. Essa atividade teve três propósitos: proporcionar um momento de treinamento de habilidades práticas e reproduzir de forma verossímil a realidade de uma avaliação OSCE para os alunos participantes e desenvolver a criticidade e habilidades docentes da equipe elaboradora. A simulação foi baseada no OSCE realizado pela instituição, sendo realizada no mesmo ambiente, utilizando os mesmos recursos e seguindo os mesmos parâmetros de avaliação. Assim, essa simulação ofereceu aos alunos uma oportunidade valiosa para testar seus conhecimentos em um ambiente simulado, promovendo o desenvolvimento de habilidades práticas, a identificação de lacunas no aprendizado, além de prepará-los para a avaliação enquanto que a equipe elaboradora enriqueceu sua aprendizagem ao se dedicarem ao estudo dos conteúdos, aprofundarem-se na teoria e nas habilidades práticas, para o desenvolvimento das estações.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

