SIMULAÇÃO DE OSCE NO ENSINO MÉDICO

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Pedro Kaynnan Costa Barreto Faculdade Santo Agostinho - Vitória da Conquista
  • Thayse Karollyne dos Santos Fonsêca Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14601251

Palavras-chave:

Educação médica, Treinamento por Simulação, Competência Clínica, Avaliação Educacional, Aprendizagem

Resumo

A simulação é uma das metodologias ativas utilizadas para incentivar a participação do aluno em todas as fases do processo educativo, sendo uma abordagem inovadora que replica aspectos de uma situação real. A avaliação, vista como um instrumento de diagnóstico, evoluiu com métodos como o Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE), que exige do aluno a aplicação tanto do raciocínio e a tomada de decisão quanto as habilidades motoras para realizar procedimentos. Este trabalho relata a experiência da realização de uma simulação de OSCE aplicada como ferramenta de treinamento à alunos do curso de medicina. Essa atividade teve três propósitos: proporcionar um momento de treinamento de habilidades práticas e reproduzir de forma verossímil a realidade de uma avaliação OSCE para os alunos participantes e desenvolver a criticidade e habilidades docentes da equipe elaboradora. A simulação foi baseada no OSCE realizado pela instituição, sendo realizada no mesmo ambiente, utilizando os mesmos recursos e seguindo os mesmos parâmetros de avaliação. Assim, essa simulação ofereceu aos alunos uma oportunidade valiosa para testar seus conhecimentos em um ambiente simulado, promovendo o desenvolvimento de habilidades práticas, a identificação de lacunas no aprendizado, além de prepará-los para a avaliação enquanto que a equipe elaboradora enriqueceu sua aprendizagem ao se dedicarem ao estudo dos conteúdos, aprofundarem-se na teoria e nas habilidades práticas, para o desenvolvimento das estações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pedro Kaynnan Costa Barreto , Faculdade Santo Agostinho - Vitória da Conquista

    Mestre em Química

    Assistente de Laboratório na Faculdade Santo Agostinho – Vitória da Conquista-BA

  • Thayse Karollyne dos Santos Fonsêca, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

    Mestre em Ciências Ambientais

    Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Vitória da Conquista-BA

Downloads

Publicado

2025-01-05

Como Citar

COSTA BARRETO , Pedro Kaynnan; DOS SANTOS FONSÊCA, Thayse Karollyne. SIMULAÇÃO DE OSCE NO ENSINO MÉDICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 14, n. 35, p. 01–13, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.14601251. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2847. Acesso em: 3 ago. 2025.