SIMULAÇÃO DE OSCE NO ENSINO MÉDICO
RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI :
https://doi.org/10.5281/Mots-clés :
OSCE, Simulação, Educação médica, Metodologias ativasRésumé
A simulação é uma das metodologias ativas utilizadas para incentivar a participação do aluno em todas as fases do processo educativo, sendo uma abordagem inovadora que replica aspectos de uma situação real. A avaliação, vista como um instrumento de diagnóstico, evoluiu com métodos como o Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE), que exige do aluno a aplicação tanto do raciocínio e a tomada de decisão quanto as habilidades motoras para realizar procedimentos. Este trabalho relata a experiência da realização de uma simulação de OSCE aplicada como ferramenta de treinamento à alunos do curso de medicina. Essa atividade teve três propósitos: proporcionar um momento de treinamento de habilidades práticas e reproduzir de forma verossímil a realidade de uma avaliação OSCE para os alunos participantes e desenvolver a criticidade e habilidades docentes da equipe elaboradora. A simulação foi baseada no OSCE realizado pela instituição, sendo realizada no mesmo ambiente, utilizando os mesmos recursos e seguindo os mesmos parâmetros de avaliação. Assim, essa simulação ofereceu aos alunos uma oportunidade valiosa para testar seus conhecimentos em um ambiente simulado, promovendo o desenvolvimento de habilidades práticas, a identificação de lacunas no aprendizado, além de prepará-los para a avaliação enquanto que a equipe elaboradora enriqueceu sua aprendizagem ao se dedicarem ao estudo dos conteúdos, aprofundarem-se na teoria e nas habilidades práticas, para o desenvolvimento das estações.
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