COM-PAR-TRILHAR

JÁ NÃO ESTAMOS MAIS SOZINHAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL!

Autores/as

  • Alana Victória Ferreira de Moraes Universidade Federal do Maranhão
  • Edith Maria Batista Ferreira Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14691093

Palabras clave:

Educação Infantil, Solidão Profissional, Docência Compartilhada

Resumen

O presente artigo tem como objetivo discutir o processo de construção da docência compartilhada no âmbito da educação infantil, buscando apreender, sob essa perspectiva, elementos fundamentais para a organização do trabalho pedagógico em uma Creche pública estadual de São Luís, Maranhão. A investigação desenvolvida foi do tipo qualitativa, utilizando-se da revisão de literatura e da pesquisa de campo. Para a geração de dados, fez-se uso da observação e de entrevista semiestruturada com a gestora pedagógica e três professoras referência da turma da Creche I. Por meio da investigação, tornou-se possível entender acerca dos diversos elementos que permeiam a docência compartilhada e a necessidade de investimento financeiro e de formação continuada para sua efetivação. Constatou-se que este é um trabalho desafiador, na medida em que promove uma ruptura com a docência solitária, exigindo compartilhamento de responsabilidades, o que envolve planejamento e execução de práticas colaborativas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Alana Victória Ferreira de Moraes, Universidade Federal do Maranhão

    Licenciada em Pedagogia

    Universidade Federal do Maranhão

  • Edith Maria Batista Ferreira, Universidade Federal do Maranhão

    Doutora em Educação

    Docente da Universidade Federal do Maranhão

Publicado

2025-01-19

Número

Sección

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

Cómo citar

FERREIRA DE MORAES, Alana Victória; BATISTA FERREIRA, Edith Maria. COM-PAR-TRILHAR: JÁ NÃO ESTAMOS MAIS SOZINHAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL!. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 14, n. 35, p. D29 01–23, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.14691093. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/3127. Acesso em: 23 aug. 2025.