COM-PAR-TRILHAR

JÁ NÃO ESTAMOS MAIS SOZINHAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL!

Autores

  • Alana Victória Ferreira de Moraes Universidade Federal do Maranhão
  • Edith Maria Batista Ferreira Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Palavras-chave:

Educação Infantil, Solidão Profissional, Docência Compartilhada

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir o processo de construção da docência compartilhada no âmbito da educação infantil, buscando apreender, sob essa perspectiva, elementos fundamentais para a organização do trabalho pedagógico em uma Creche pública estadual de São Luís, Maranhão. A investigação desenvolvida foi do tipo qualitativa, utilizando-se da revisão de literatura e da pesquisa de campo. Para a geração de dados, fez-se uso da observação e de entrevista semiestruturada com a gestora pedagógica e três professoras referência da turma da Creche I. Por meio da investigação, tornou-se possível entender acerca dos diversos elementos que permeiam a docência compartilhada e a necessidade de investimento financeiro e de formação continuada para sua efetivação. Constatou-se que este é um trabalho desafiador, na medida em que promove uma ruptura com a docência solitária, exigindo compartilhamento de responsabilidades, o que envolve planejamento e execução de práticas colaborativas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alana Victória Ferreira de Moraes, Universidade Federal do Maranhão

    Licenciada em Pedagogia

    Universidade Federal do Maranhão

  • Edith Maria Batista Ferreira, Universidade Federal do Maranhão

    Doutora em Educação

    Docente da Universidade Federal do Maranhão

Downloads

Publicado

2025-01-19

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

Como Citar

COM-PAR-TRILHAR: JÁ NÃO ESTAMOS MAIS SOZINHAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL!. (2025). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(35), D29 01-23. https://doi.org/10.5281/

Artigos Semelhantes

1-10 de 504

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.