COM-PAR-TRILHAR
JÁ NÃO ESTAMOS MAIS SOZINHAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL!
DOI:
https://doi.org/10.5281/Palavras-chave:
Educação Infantil, Solidão Profissional, Docência CompartilhadaResumo
O presente artigo tem como objetivo discutir o processo de construção da docência compartilhada no âmbito da educação infantil, buscando apreender, sob essa perspectiva, elementos fundamentais para a organização do trabalho pedagógico em uma Creche pública estadual de São Luís, Maranhão. A investigação desenvolvida foi do tipo qualitativa, utilizando-se da revisão de literatura e da pesquisa de campo. Para a geração de dados, fez-se uso da observação e de entrevista semiestruturada com a gestora pedagógica e três professoras referência da turma da Creche I. Por meio da investigação, tornou-se possível entender acerca dos diversos elementos que permeiam a docência compartilhada e a necessidade de investimento financeiro e de formação continuada para sua efetivação. Constatou-se que este é um trabalho desafiador, na medida em que promove uma ruptura com a docência solitária, exigindo compartilhamento de responsabilidades, o que envolve planejamento e execução de práticas colaborativas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.