DESAFIOS E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS PARA A CONSERVAÇÃO DAS TARTARUGAS MARINHAS
DOI:
https://doi.org/10.5281/Palabras clave:
Educação Ambiental, Tartarugas Marinhas, Preservação, Meio ambiente, EducaçãoResumen
As tartarugas marinhas, são seres que enfrentam diversas ameaças antrópicas, como degradação de habitats, pesca incidental e poluição. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho visa analisar o impacto de uma palestra/oficina prática sobre a compreensão dos/as alunos/as sobre as tartarugas marinhas e suas ameaças em uma turma do 5° ano do ensino fundamental. Para avaliar o conhecimento dos/as alunos/as, foi aplicado um questionário antes e depois da intervenção, abordando temas como locais de desova e impactos da poluição. Dessa forma, a análise dos dados, realizada através da Análise Textual Discursiva (ATD), revelou um aumento significativo no conhecimento dos/as alunos/as após a intervenção. Pois, a compreensão/entendimento sobre as ameaças, como ingestão de plásticos e pesca incidental, melhorou consideravelmente, evidenciando a eficácia da abordagem educativa. Em suma, a prática educativa, mostrou-se um meio primordial para a formação de cidadãos/ãs conscientes e engajados/as na conservação dessas espécies e de seus habitats
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.